17 de outubro de 2011

Arte e design com papelão

Saia de casa um dia, e conte quantas caixas de papelão você vê jogadas no lixo (ou pior, fora dele). Agora pense: será que é realmente esse o melhor destino para uma matéria-prima que oferece tantas possibilidades?

É por isso que quando vemos o trabalho de um designer como Domingos Tótora sempre ficamos entusiasmados e felizes, com a certeza de que muitos materiais podem ter outro destino.


Tótora é um mineiro que escolheu o papelão como o principal material para um trabalho muito belo, que une arte e design. Todas suas peças, com texturas surpreendentes, são inspiradas na natureza e confeccionadas artesanalmente, em uma oficina onde trabalho e natureza convivem e interagem.


O papelão é picado e transformado em uma "massa", que serve como base para seus objetos, móveis e peças esculturais, que são moldados a mão e secos no sol, trazendo assim o material de volta à vida!




O designer/artista conta que era curioso, e começou a misturar o papelão com outros materiais - como o cimento, para construir novos objetos. E o resultado, como pode-se ver, são peças muito bem acabadas, onde a forma consegue unir o funcional e o belo.






A beleza do trabalho não está só no produto final, mas no próprio processo. Tótora acredita que sustentabilidade é aquilo que se faz, não o que se diz: ela acontece através de ações, e não de palavras.

Quer conhecer mais o trabalho e o processo de produção? Acesse o site http://www.domingostotora.com.br/ e desfrute!

OBS: dica da mãe (e leitora)!

2 comentários:

  1. Mãe feroz que descobriu a dica!
    Muito bonito isso.
    Mari, já deu uma olhada no documentário do Vik Muniz, "Lixo Extraordinário (Waste Land)"?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!
    Que bom que gostou do post!
    Não vi o documentário inteiro, mas é uma boa pedida para o final de semana! Obrigada pela dica!

    Beijoos!

    ResponderExcluir