12 de novembro de 2011

Módulo multifuncional Mobina

Já se passaram quatro meses de Pimenta Bis no ar... E faz pouco tempo que percebemos que ainda não tínhamos postado nada sobre a Mobina! Então, vamos lá.

Meu trabalho de conclusão (no curso de Desenho Industrial - Projeto de Produto da Universidade Federal de Santa Maria), apresentado em dezembro de 2010 e sob a orientação da profª. Drª. Fabiane Vieira Romano baseou-se no desenvolvimento de produtos a partir de resíduos industriais. O resíduo escolhido, proveniente de uma malharia, foi a bobina de papelão.


Assim, depois de todas as etapas de um projeto de produto, nasceu a Mobina, um módulo multifuncional que pode ser usado como estante, mesa lateral, banqueta e caixa. Seu nome é a junção de "módulo" e "móvel" com "bobina", o principal material.











Foi muito gratificante poder mostrar que um produto pode surgir a partir de algo que já existe. A reutilização é o foco do trabalho de vários designers, mas nem sempre é reconhecida como deve. A possibilidade de oferecer uma "segunda vida" para algo que iria para o lixo nos faz pensar sobre o descarte excessivo de objetos e de que maneiras isso pode ser mudado - e a Pimenta Bis está aí para isso!

O mais engraçado é que a Mobina já foi tema de vários posts (inclusive gringos!) e demorou pra aparecer aqui no blog! Quer conhecer alguns blogs que falaram dela? Coletivo Verde (aliás, post muito bem escrito pela Luana Godoi, que fez até uma entrevista comigo!), Ligia Fascioni (primeira a divulgar!), HomeTone, The Blog on the Bookshelf, Kompjuter Biblioteka e o Hebdoblog.

Mas além de falar sobre a Mobina, este post quer seu voto! Ela está concorrendo ao Prêmio Greenbest 2012, um concurso nacional de consumo e iniciativas com foco no meio ambiente. O objetivo da premiação é ressaltar as melhores iniciativas, profissionais, produtos e projetos, para assim criar exemplos capazes de guiar o mercado da sustentabilidade.

 O Greenbest é o maior prêmio de sustentabilidade do Brasil, e o primeiro em permitir o voto popular. O TOP 10 sai no dia 13 de março, e os vencedores serão divulgados no dia 15 de maio. Vota em mim lá, vai! (É só clicar no selo abaixo que você vai direto para o link da votação).



 Obs: para votar, é necessário escolher 3 opções entre os concorrentes, e fazer o cadastrou ou entrar com a conta do Facebook. É bem fácil :)

5 comentários:

  1. Bom dia!
    Adorei a Mobina!
    Ela está sendo comercializada ou nao?
    É possível comprar?

    Obrigada,
    Att
    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lígia!
      Desculpe a demora em responder...
      Estou em busca de parceiros para viabilizar a produção! Espero que ela entre logo no mercado. Vamos manter contato!

      Abraços!

      Excluir
  2. Gostaria de saber como vc fez,passo a passo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Mande-me seu email que lhe encaminho o trabalho completo, onde mostro a produção passo a passo!

      Excluir
  3. Eu quero, achei linda, quando tiver sendo comercializada avisa para podermos ter essa beleza em casa.
    Espero que o preço seja acessível.
    :)

    ResponderExcluir