29 de janeiro de 2012

Mobiliário fraturado

Como alguns de você sabem, eu sou uma pessoa bastante.. digamos assim, desastrada. E, só pra sair um pouco da rotina nesse começo de ano, resolvi quebrar o pé. Sim, quebrei o metatarso do dedinho e aqui estou, engessada, pulando pra lá e pra cá. Para minimizar a situação, engessei a perna com o gesso sintético.

Não conhece? É uma malha de fibra de vidro impregnada com resina de poliuretano, o que o torna moldável, muito resistente e super leve, além de ser transparente aos raios X e de não desmanchar se molhado.


Depois que escolhi a cor percebi que parece uma bota do Papai Noel... Enfim: enquanto minha perna era imobilizada, eu e o Leonardo começamos a pensar em outras aplicações para este material. Afinal, é muito potencial! Mesmo não sendo muito barato, poderia ser utilizado em várias situações. Foi então que me lembrei de uma série de móveis fabricados com gesso sintético: Fracture Furniture (nome sugestivo).


Criados pelo designer alemão Ineke Hans, em 2007, os móveis - cadeiras, bancos altos e baixos e um cabide - utilizam uma estrutura interna de poliestireno, revestidos com o gesso sintético. Assim, são extremamente leves e resistentes, além de chamarem a atenção pelo material incomum.




Não queremos entrar na questão de ser ou não um material ecologicamente correto; nossa intenção é mostrar que a inovação pode surgir em qualquer área, em qualquer produto. Desta forma, podemos pensar diferente, saindo da ideia pré-concebida de móveis fabricados em madeira ou MDF.

E aí, o que achou? Sou só eu que estou com vontade de sair por aí engessando muitas coisas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário