29 de janeiro de 2012

Mobiliário fraturado

Como alguns de você sabem, eu sou uma pessoa bastante.. digamos assim, desastrada. E, só pra sair um pouco da rotina nesse começo de ano, resolvi quebrar o pé. Sim, quebrei o metatarso do dedinho e aqui estou, engessada, pulando pra lá e pra cá. Para minimizar a situação, engessei a perna com o gesso sintético.

Não conhece? É uma malha de fibra de vidro impregnada com resina de poliuretano, o que o torna moldável, muito resistente e super leve, além de ser transparente aos raios X e de não desmanchar se molhado.


Depois que escolhi a cor percebi que parece uma bota do Papai Noel... Enfim: enquanto minha perna era imobilizada, eu e o Leonardo começamos a pensar em outras aplicações para este material. Afinal, é muito potencial! Mesmo não sendo muito barato, poderia ser utilizado em várias situações. Foi então que me lembrei de uma série de móveis fabricados com gesso sintético: Fracture Furniture (nome sugestivo).


Criados pelo designer alemão Ineke Hans, em 2007, os móveis - cadeiras, bancos altos e baixos e um cabide - utilizam uma estrutura interna de poliestireno, revestidos com o gesso sintético. Assim, são extremamente leves e resistentes, além de chamarem a atenção pelo material incomum.




Não queremos entrar na questão de ser ou não um material ecologicamente correto; nossa intenção é mostrar que a inovação pode surgir em qualquer área, em qualquer produto. Desta forma, podemos pensar diferente, saindo da ideia pré-concebida de móveis fabricados em madeira ou MDF.

E aí, o que achou? Sou só eu que estou com vontade de sair por aí engessando muitas coisas?

15 de janeiro de 2012

Mobina concorrendo ao TOP 3!

Mais uma vez, estamos aqui para pedir a ajuda de vocês. Sabe a Mobina, o módulo multifuncional feito de tubos de papelão (se não conhece ou não lembra, olha aqui)? Pois é, ela chegou ao TOP 10 do Greenbest!



Agora estamos com mais um desafio: chegar no TOP 3! E, mais uma vez, contamos com a ajuda e apoio de todos os leitores do blog. Vota lá, vai? (clique na imagem abaixo que vai direto pro link da votação com a Mobina já selecionada!)




11 de janeiro de 2012

Reutilizações de ano novo

E o ano de 2012 começou a todo vapor! Para marcar o primeiro post, vamos falar das resoluções de ano novo. Todos querem saúde, mais tempo com os amigos, começar uma academia... Mas também tem uma prática que eu sei que muitos não abrem mão (inclusive eu): fazer aquela "limpa" nas roupas, objetos e móveis que não são mais utilizados - afinal, é tempo de renovação. Se você tem esse hábito, presta atenção aqui! :)

Dá uma sensação muito boa começaramos o ano somente com as coisas que realmente utilizamos, e nos desfazer daquelas que foram para escanteio. A doação é um belo jeito de essas coisas irem pra quem precisa (jogar no lixo sem piedade não é legal, né..). Mas, se você ainda não está preparado para desapegar-se, tem um outro caminho: a reutilização!

Então, pra inspirar e mostrar algumas possibilidades, selecionamos 10 antes/depois do ótimo blog Better After. Afinal, o que esses objetos esquecidos tem a perder? Experimenta e muda, vai!

1º: Para começar, uma cadeira sem graça. Com cor e humor, olha ela aí outra vez! 

2º:  Não precisa serrar, pregar nem desmontar: pincel e tinta e um papel colorido (ou tecido) bem bonito fazem todo o serviço!
  

3º: De cômoda sem personalidade a móvel estiloso.

4º: Achou muito complicado? Então simplesmente pinta!



5º: Esse rejuvenesceu uns 10 anos... Mesma fórmula: pincel, tinta, estampa bonita e um tantinho de trabalho e dedicação.

6º: Ventilador também pode? Pode sim senhor! Pra pintura ficar certinha, fita crepe nele!



7º: Saindo da seção dos móveis, que tal mudar seu relógio?

8º: Sapateiro amigo, pinta meu sapato?


9º: E a saia que não entra mais, serve pra que?

10º: O vestidão de gosto duvidoso se transforma em um meigo vestido curto! Repara na tiara, feita com um retalho do tecido.

Gostou? Vai tentar? Estamos aqui esperando suas fotos das transformações! Ótimo 2012 para vocês :D