Vamos aos fatos. O seguinte parágrafo foi retirado do site do Jornal Hoje, de uma matéria que falava sobre a decoração de Natal feita de garrafas PET: "O dia nas escolas de Gramado começa com a campanha de recolhimento de garrafas plásticas [...] As garrafas recolhidas pela comunidade vão parar em um galpão, onde é feita a decoração de Natal. [...] Agora, milhares de garrafa de plástico são a matéria-prima básica do Natal Luz de Gramado. Mais de 100 pessoas trabalham na reciclagem. Primeiro elas são limpas e cortadas, no fogo ganham formas diferentes e depois são pintadas uma a uma".
Será que esse é, de fato, um exemplo sobre reciclagem? Ao nosso ver, a situação descrita é um típico episódio de reutilização. A imagem abaixo demonstra um mesmo material (garrafa plástica) sendo utilizada para reciclagem, e para reutilização:
No caso da reutilização, a garrafa foi utilizada sem que seu estado original tivesse sido alterado. Ou seja, não houve nenhum tipo de reprocessamento (apenas o corte). A reutilização é a forma mais "ecológica" de reaproveitarmos um resíduo. Afinal, só depende da criatividade e capacidade inventiva, para dar novas formas de uso ao produto.
Já a reciclagem envolve gasto energético; é a reintegração dos produtos, já utilizados, no processo produtivo, de forma a obter o mesmo ou outros produtos baseados no mesmo material. Ou seja: a parte útil do resíduo é recuperada e reintroduzida em algum ciclo de produção, e ele volta a atuar como matéria prima - o caso da camiseta da Seleção, feita de fios de PET.
Apimentamos a discussão ou facilitamos o entendimento?
Nenhum comentário:
Postar um comentário