Para estimular essa troca de objetos, o projeto promove a Sessão do Desapego, um espaço para reunir pessoas e circular produtos em bom estado de conservação - bem parecido com as feirinhas de troca e bazares. Você troca um produto que não usa mais por algo que esteja interessado (tudo isso sem envolver um real sequer).
E como ficamos sabendo desse projeto? No N Design Rio, lógico! A Mariana e o Bernardo (ativos e simpáticos participantes do projeto) ministraram uma oficina onde eles falaram sobre o excesso de consumo dos dias atuais, apresentaram toda a ideia do Deixa Pega, incentivaram um debate sobre outras possíveis ações desse estilo, falaram de livros e vídeos sobre o assunto (o documentário Compra Tira Compra foi um dos indicados) e, lógico, nos estimularam ao desapego de algo.
Como a gente estava acampado (e com o mínimo possível de roupas e objetos) não deu para fazermos a feirinha. Mesmo assim, troquei um Guia do Jardim Botânico por uma lanterna (que eu tinha esquecido!) e fizemos um Varal de Troca. Escrevemos em bilhetes coisas que gostaríamos de nos desapegar, e penduramos em um varal para que pudéssemos ver as "ofertas".
Os oficineiros Mariana e Bernardo, no lado direito, os participantes da oficina e o monitor. |
"Desapegar é pensar menos na posse, ter mais espaços livres e também mais benefícios reais no uso dos produtos. Trocar, compartilhar, doar.. são algumas formas de praticar o Desapego e tudo isso envolve ter menos produtos subaproveitados em casa e mais acesso a coisas diferentes que possam ser melhor utilizadas. Sem dor, sem gasto e aproveitando tudo um pouquinho mais."
Site: http://www.deixapega.com.br/
Adorei o post, Mari!
ResponderExcluirEspero que a ideia de rever o consumo excessivo e compartilhar mais as coisas possa ganhar mais adeptos não só aí pelo Sul como por todo o mundo! (:
Além de incrível para o projeto, foi uma prazer compartilhar essa atividade com vocês, participantes tão especiais.
Espero que a gente se reveja em breve. E que coisas e ideias que valem a pena continuem a ser compartilhadas.
Oi, pimenta;
ResponderExcluirNão sabes como foi fundamental para o fôlego do projeto poder trocar(!) ideias com a rapaziada do Brasil afora, entender que estamos no rumo certo, suscitar outras iniciativas e encorpar a nossa própria!
Nós é que agradecemos a oportunidade, e se a grana e as cias. aéreas ajudaram, breve estaremos por aí desapegando também!
Grande abraço!
*ajudarem...(rs)
ResponderExcluir