Aprendemos que existem projetos de design que não precisam ser necessariamente inovadores, mas sim voltados à atualização formal dos produtos, dando uma cara contemporânea para as boas ideias consideradas ultrapassadas, antigas, porém que sempre funcionaram.
Podemos chamar isso de "contemporaneização dos produtos", pois renova a utilidade dos objetos através de uma reinterpretação formal ou funcional - no primeiro caso, estudando maneiras de rearranjar a forma no contexto atual, experimentando e criando novas possibilidades; e no segundo caso, modificando a função do produto para que atenda uma nova ou outra necessidade.
E isso é bom?
Tem tanta coisa útil esperando para ser aproveitada, entretanto nem sempre está inserida no seu contexto, no cenário. A contemporaneização dos objetos ajuda a resgatarmos aquilo que há de bom nos produtos antigos, aproximando-os do nosso cotidiano.
Quem nos ajudou a refletir sobre tudo isso foram os designers Pedro Moog e Leonardo Lattavo, da Lattoog, especialistas em design de mobiliário. Durante o evento no Rio, participamos de uma trinca onde os rapazes nos apresentaram a brilhante Série Viralata, uma coleção composta por diversas peças que são resultado da fusão de outros móveis, em um processo ininterrupto de “cruzamentos” entre móveis e objetos que geram terceiras criações. Segundo eles, o conceito da série apresenta referências fortes às raízes e cultura brasileira: miscigenação, sincretismo e "vira-latismo".
![]() |
Série "Vira-Lata". Fonte: Lattoog |
Com o conceito indiscutivelmente bem aplicado - de maneira muito divertida, inclusive - acreditamos que os resultados dessa série são ótimos exemplos, mais concretos, da adaptação das formas para o cenário contemporâneo.
A Lattoog criou vários outros produtos (incluindo móveis inspirados na cultura nacional, principalmente carioca), e ressaltaram para os estudantes presentes no bate-papo a importância de projetar e desenhar valorizando as nossas raízes, a cultura local. Afinal, projetos bem feitos - como este - contribuem para a cultura, economia e para a sociedade.
Site: http://www.lattoog.com/home/
Blog: http://lattoogdesign.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário